Rádio Construtiva

(41) 991362182

Campo Largo

Homenagem a Zilda Arns Neumann

Uma Franciscana que morou em Campo Largo - Paraná

Homenagem a Zilda Arns Neumann
Marli Netzel
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Zilda Arns Neumann nasceu em Forquilhinha, SC, e residiu em Campo Largo da Piedade – Paraná.

Conforme matéria publicada na Revista ECO SERÁFICO, de janeiro de 1957, da Editora Vozes, páginas 26 e 27, Zilda Arns ajudou a criar a JUF (Juventude Franciscana) em Curitiba - PR. No dia 30 de setembro de 1956, foi criada a JUF (Juventude Franciscana) na Paróquia da Igreja Bom Jesus, em Curitiba – Paraná, pelo Padre Diretor Frei Francisco Freise da OFM, sendo designada para o cargo de tesoureira.

Em todas as reuniões reinava o entusiasmo e o anseio de conhecer São Francisco de Assis para imitar as suas virtudes, bem como transmitir para a Juventude Curitibana o ideal Franciscano.

Na Revista encontra-se também o Hino Recreativo da JUF, foto da Juventude Franciscana Feminina de Curitiba na qual está Zilda Arns e o Coral da Juventude Franciscana de Petrópolis na Festa de Santa Isabel (18/11/1956).

Em 1983, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Zilda Arns criou a Pastoral da Criança. Em 2004, Zilda recebeu da CNBB outra missão: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa.

No dia 12 de janeiro de 2010, portanto há onze anos, o Brasil perdeu Zilda Arns, vítima de um forte terremoto no Haiti.

Por quinze anos Marcos Gilmar Netzel trabalhou como voluntário na Pastoral da Criança e conversou pessoalmente com Zilda Arns. Uma das virtudes que admirava na Zilda é que ela nunca se candidatou a cargo público político partidário. Não usava a Igreja, pastoral ou a religião para se promover politicamente, ou seja, concorrer a cargo público partidário.

Deixamos aqui a homenagem de toda a equipe da Rádio Construtiva ao trabalho de Zilda Arns, aos familiares e voluntários (as).
Obrigado!

“O mundo não será melhor se ficar mais rico, mas se todas as pessoas crescerem em igualdade” (Zilda Arns Neumann).

A Revista citada faz parte do acervo de antiguidades de Marcos Gilmar Netzel e da Redação da Rádio Construtiva.

FONTE/CRÉDITOS: Marcos Gilmar Netzel
Comentários:

Veja também